domingo, 21 de agosto de 2011

E nessa manhã de domingo eu trago flores para você !




Bem, faz algum tempo que eu não postava por aqui, mas pra me redimir trago umas coisinhas quem tem alegrado bastante os meus dias. Como eu disse Trago Flores para Vocês !! Espero que aproveitem e façam bom uso...


A nova geração MPB 


O Roqueiro-Sanfoneiro

Filho de pernambucanos, o paulista Marcelo 

Nascido na Cohab Juscelino, em Guaianases, Zona Leste de São Paulo, Jeneci foi criado pela mãe paulista e pelo pai pernambucano, Jeneci se criou rodeado por sanfonas no bairro de Guaianases, um dos redutos nordestinos de São Paulo. Seu pai, Manoel, ganhava a vida consertando acordeões e não perdia a oportunidade de exibir à clientela os dotes do menino, que desde cedo dedilhava o instrumento. Muitas das feras que passavam pela casa da família - em geral, ases do forró, como Dominguinhos - davam uma dica ou outra para o aspirante a músico profissional. Mas o sonho de Manoel não era ver o filho tocando gêneros regionais. Ele queria mesmo é que Jeneci virasse pianista de jazz - e daqueles bem virtuosos. 



Apaixonado por Roberto Carlos e instrumentos musicais. Cresceu embalado pelas estações de rádio populares e trilhas sonoras de novela. Mais de 25 anos depois, ele e a família se emocionavam cada vez que ouviam as canções do jovem compositor – "Amado" (parceria de Jeneci com Vanessa da Mata) e"Longe" (assinada com Arnaldo Antunes) – nas novelas de uma das principais emissoras de televisão do país. 


Hoje com 28 anos, o jovem se tornou uma das principais promessas da música brasileira, elogiado por colegas e jornalistas. Se não seguiu o caminho do jazz, tampouco abraçou os ritmos nordestinos ou o sertanejo. As baladas e os rocks que o cantor e compositor produz têm inspiração essencialmente urbana. No circuito alternativo paulistano, vários artistas de sua geração apostam que ele em breve conquistará as massas sem perder o aval da crítica. Vale dizer que, embora também seja pianista, Jeneci continua fiel à sanfona. Só que o instrumento se insere em seu trabalho da mesma maneira que no pop da mexicana Julieta Venegas, do francês Yann Tiersen e do grupo canadense Arcade Fire. 





Os primeiros passos de sua carreira artística se deram quando foi convidado para tocar sanfona na banda do cantor e compositor Chico César. Desde então, ele foi músico de apoio da cantora Vanessa da Mata (e co-autor de Amado, um dos maiores sucessos da carreira da artista) e atualmente toca com Arnaldo Antunes. No final de 2010, Marcelo Jeneci lançou Feito pra Acabar, um disco que canções de apelo pop com músicas que parecem saídas de um álbum de Roberto & Erasmo Carlos da década de 70. Feito pra Acabar tem pelo menos duas participações enriquecedoras. A primeira é Laura Lavieri, cantora que divide os vocais com Jeneci – e uma das coisas que torna a audição do disco deliciosa é o casamento das vozes desses dois artistas. A outra é de Arthur Verocai, arranjador de astros como Gal Costa e Marcos Vale, que assina cinco arranjos do CD.












Nenhum comentário:

Postar um comentário