domingo, 5 de junho de 2011

A Filosofia vegan!

A primeira sociedade vegan, foi organizada e fundada em 1944 na Inglaterra. E em 1960, H. Jay Dinshah, fundou a sociedade vegan Americana. De lá para cá mais de 50 sociedades fora criadas em todo o mundo. Um vegetariano é alguém que vive basicamente de produtos alimentares do mundo vegetal, com a adição ou sem uso de ovos, leite e derivados. O termo vegetariano refere-se unicamente a um tipo de dieta, e não algum tipo de produto ou alimento animal. As razões para se tornar um vegetariano, são basicamente quatro, ora por questões éticas ou de saúde, economia ou religião ou qualquer combinações destas. 
A ênfase na América tem sido por questões de saúde e na Inglaterra por questões de ética. Um vegetariano, como já sabemos, não come nenhuma espécie de carne mas come ovos e leite assim como seus derivados. Um vegan além de não comer nenhuma carne, não come nenhum derivado animal. A sociedade vegan Britânica dá uma excelente definição sobre Veganismo: "é uma forma de vida que exclui todas as formas de exploração e crueldade contra o reino animal. Inclui o respeito por todas formas de vida. Isto se aplica no uso da prática de viver somente de produtos derivados do mundo vegetal".
A exclusão do uso da carne vermelha, de peixes, de aves, ovos, mel, leite ou derivados, encoraja o uso de formas alternativas de produtos vegetais. O veganismo lembra o homem de sua responsabilidade, pelos recursos naturais e faz com que ele busque caminhos de manter o solo e o reino vegetal saudável, assim como o uso correto dos materiais da terra.
Veganismo é vida saudável
O veganismo é, acima de tudo, uma escolha por uma vida saudável, não apenas do ponto de vista de saúde, mas também social e moralmente. É saudável para quem pratica, é saudável para o meio ambiente que é poupado do peso da produção de alimentos de origem animal e, obviamente, é saudável para os animais que são criados e mortos para alimentar pessoas.
Dieta Saudável
Os benefícios de uma dieta vegano continuam a ser revelados a cada dia em estudos científicos e em experiências individuais.
Uma dieta isenta de produtos de origem animal é isenta de colesterol, baixa em gordura (especialmente gordura saturada) e rica em fibras, vitaminas e minerais. Isto significa uma enorme diminuição no risco de doenças como arteriosclerose, infarto, derrame, diabetes, câncer, constipação, entre outras. Além disto, por eliminar alimentos altamente contaminados por antibióticos, hormônios, pesticidas, além de alimentos alergênicos como o leite, este estilo alimentar também evita o surgimento de diversos tipos de alergias e intolerâncias. A dieta vegano também é geralmente baixa em calorias, o que significa um melhor controle de peso e a distância dos desconfortos causados pela obesidade.


Veganismo e Violência
Há muitos motivos para se adotar um estilo de vida vegano e também são muitas as formas em que o veganismo é expresso, mas o veganismo pode ser sempre definido da seguinte maneira: um estilo de vida que evita toda forma de exploração e violência, sejam estas contra animais, humanos ou o planeta no qual vivemos.

Poucos são aqueles que se iniciam no veganismo por uma questão meramente de saúde, apesar deste ser um aspecto importante deste estilo de vida e um dos melhores argumentos em seu favor.

O aspecto ambiental atrai a atenção de muitos que entram em contato com o veganismo pela primeira vez, recebendo a aprovação mesmo daqueles que se recusam a adotá-lo. O fato de mais alimentos vegetais poderem ser produzidos no mesmo espaço e com a utilização de menos recursos quando comparados com a produção de alimentos de origem animal é, dos argumentos em favor do veganismo, certamente o mais lógico e irrefutável.

No entanto, o maior número de pessoas que abraçam o veganismo é composto por aquelas que se sentem tocadas ao saberem que sua alimentação até então era dependente do sofrimento de animais inocentes, mortos para satisfazer uma necessidade que elas agora sabem não ser essencial. O despertar pode vir no contato com o bezerro no sítio do amigo, ao saber que em muitos países asiáticos os cachorros são considerados uma iguaria e então perceber que seu animal de estimação poderia ser o jantar de alguém, ou na descoberta tardia de que seu pintinho de estimação na infância -aquele que crescera demais para continuar morando em casa e sua mãe disse ter mandado para a chácara do tio- houvera, em realidade, tido seu fim naquele almoço de domingo (do qual você também participou). Uma visita ao matadouro também costuma dar um empurrãozinho para cair a ficha.
Enfim, a descoberta da realidade sempre traz consciência e a consciência sempre traz moralidade. Imagine a confusão de valores pela qual passa uma criança que tem que aprender que o boi, o porco, a galinha, tão dóceis e amáveis, são os heróis de seus filmes favoritos e, ao mesmo tempo, são também o seu jantar. "Como assim? Amigo e jantar ao mesmo tempo?" A criança pode não buscar descobrir, em um primeiro momento, como o seu herói ou amigo foi parar no prato de jantar. Talvez ela busque em sua fantasia uma forma "amigável" de se tornar jantar. Talvez eles sejam tão amigos e amáveis que eles voluntariamente sacrificam-se para alimentar seu amigo humano. Um verdadeiro ato de heroísmo! Mas eles logo buscam a verdade, quanto mais perto da realidade, mais perto da consciência.

Através desta definição você percebeu que o Veganismo é muito mais do que uma questão de dieta. Vegan é contra a matança, judiar ou explorar os animais. Vegan é também interessados em ter um excelente padrão físico, emocional, mental e espiritual. Nós devemos tomar uma decisão importante em selecionar o tipo de produtos que usamos. E cada uma de nossas atitudes através de todas as formas de vida.
Do modo que agimos, influenciamos circunstancialmente toda a existência e tipos de vida a volta de nós humanos e outros de qual compartilhamos este planeta. Nós podemos escolher viver em harmonia ou discórdia, em compaixão ou com crueldade(mesmo sem intenção).
Os vegans também não usam produtos derivados de animais como: lã, couro, peles, roupas, móveis, artesanatos, sabões ou cosmético que contenha produtos de origem animal, travesseiro de penas etc.  Um vegan não pesca, não caça, não aprova o confinamento de animais nos circos ou zoológicos, ou rodeios ou touradas. Um vegan não se submete a vacinação ou soro feito de animais, ou drogas que foram testadas cruelmente em animais. 
Há fortes razões de saúde e ética contra estas práticas médicas.
Talvez esta lista de coisas seja muito difícil de seguir, mas é unicamente para lhe mostrar como é grande e extensa a lista de produtos que normalmente usamos ao longo de nossas vidas. A lista é baseada em produtos ou substâncias derivados de animais. Principalmente porque o mercado de venda destes produtos, só pensa em aumentar seus lucros, independente da exploração das pobres criaturas que vivem a sua volta.
O curioso é que existem muitas alternativas mais humanas para qualquer tipo de produtos de origem animal, como vimos no caso da dieta alimentar. Basta estarmos atentos e procurarmos. Na América do norte e Europa, tem crescido gradativamente o comércio de produtos que não possuem derivados de animal. Isto tem ocorrido devido, ao aumento de consciência, do respeito ao meio ambiente e a compaixão a todas as formas de vida. E com a vantagem de trazer crescimento social e econômico.
A preocupação do veganismo é dar maior significado e dignidade a vida, e com a diminuição do sofrimento dos animais o sofrimento da raça humana também será aliviada
Será isso uma nova forma de vida? Basicamente não, mas é uma forma de expressão do amor, da compaixão e na verdade, é o caminho que traz a harmonia do meio ambiente.
Alimentos Vegans
Cereais - trigo (pão e massas que não contenham nenhum ingrediente de origem animal como ovos, leite e manteiga), aveia, centeio, etc.
Grãos - feijões, soja, arroz, ervilhas, lentilhas, grão de bico, etc.
Nozes e castanhas - amêndoas, nozes, castanhas do pará, etc.
Sementes - de girassol, de abóbora, etc.
Frutas em geral.
Legumes e hortaliças.
Derivados de soja  - tofu, tempeh, proteína de soja, etc.
Óleos vegetais e gorduras vegetais - margarina, gordura vegetal, azeites.


Receita Vegan! 

18. Esfihas de resíduo e PVT (Carne de Soja)
Ingredientes
Massa
2 xícaras (chá) de resíduo de soja
3 colheres (sopa) de fermento para pão
6 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de açúcar 
2 colheres (chá) de sal
1/2 copo de óleo (150 ml)
1/2 copo de água morna

Recheio
1 xícara (chá) de PVT
2 xícaras (chá) de água fervente
3 tomates sem sementes
2 colheres (sopa) de óleo de soja
1 cebola picada
2 dentes de alho
1 colher (sopa) de extrato de tomate 
Cheiro verde 
Modo de preparo
Massa
Dissolver o fermento em água morna. Juntar o açúcar, o sal, o óleo e o resíduo.
Adicionar aos poucos a farinha de trigo e amassar.
Formar bolinhas, com a massa obtida, e deixá-las sobre uma superfície limpa.

Recheio
Hidratar a PVT, com as duas xícaras de água quente, por aproximadamente 10 minutos.
Espremer a PVT, numa peneira (tipo escorredor de macarrão), para retirar o excesso de água.
Refogar o alho e a cebola no óleo já aquecido e adicionar o extrato de tomate.
Juntar os tomates picados (miúdos) e a PVT hidratada.
Por último acrescentar o cheiro verde.

Preparo das esfirras
Abrir as bolinhas da massa na palma da mão.
Rechear com o PVT previamente preparado.
Fechar as esfirras na forma de um triângulo.
Colocar as esfirras em assadeiras previamente untadas e polvilhadas com farinha de trigo.
Assar em forno pré-aquecido, em temperatura média.

Nenhum comentário:

Postar um comentário