domingo, 5 de junho de 2011

O Grande Mestre - Tim Burton

Um dos diretores de cinema mais geniais da atualidade, Timothy William Burton, mais conhecido como Tim Burton, nasceu na cidade de Burbank, na Califórnia, nos Estados Unidos, no dia 25 de agosto de 1958. Ele é o primogênito do casal Bill Burton e Jean Erickson. 


Seus tempos de criança foram vivenciados no universo da fantasia e da auto-reflexão, de uma forma bem particular. Não se adaptando muito bem ao cotidiano familiar e escolar, ele se perdia nas páginas das obras arrepiantes de Edgar Allan Poe e nas imagens aterrorizantes dos filmes de horror de segunda categoria.
Esta experiência cultural prematura marcou sua produção cinematográfica, permeada por temas lúgubres e uma atmosfera sombria. Seu protagonista preferido é Johnny Depp, que parece se sintonizar perfeitamente com a mente atípica de Burton.
Tim Burton começou sua carreira trabalhando - pasmem! - nos Estúdios Disney. Talentoso, ele vinha do California Institute of Arts e queria trabalhar com animação. Ganhou uma bolsa e também a confiança da Disney a ponto de realizar dois trabalhos pessoais: Vincent (82), um tributo ao veterano dos filmes de horror Vincent Price, e Frankenweenie (84), uma divertida animação gótica. Essa predileção pelo sinistro iria se manifestar mais tarde em toda a sua obra, com um toque original que nem seus críticos mais ferrenhos conseguem negar.

Mais tarde, o diretor trabalhou no seu segundo curta-metragem Frankenweenie, que conta a história de um menino que ressucita seu cachorro. Mesmo com enredos pouco infantis, Tim Burton teve espaço para criar o poema e as ilustrações que seriam a base para O Estranho Mundo de Jack, um dos seus maiores sucessos.
O seu apego ao horror com sua habilidade para a comédia Burton conciliou três anos depois em Os Fantasmas se Divertem (Beetlejuice). Foi com esse filme que o diretor finalmente se destacou e foi chamado para realizar uma super-produção: Batman, em 1989, que mais tarde teria a continuação Batman - O Retorno (Batman Returns), também com a direção de Tim Burton. Com a carreira em alta, o diretor resolveu filmar seu projeto pessoal intitulado Edward Mãos de Tesoura (Edward Scissorhands), sobre um rapaz que tem tesouras no lugar das mãos. Para o projeto, Tim Burton chamou o ator Johnny Depp, que seria seu maior colaborador durante a carreira do cineasta. Depois seria novamente chamado, dessa vez para estrelar a cinebiografia de Ed Wood, considerado o pior diretor de todos os tempos.
Após esse período, o diretor passou por baixar em filmes que pouco renderam, como Marte Ataca! (Mars Attacks!) e Planeta dos Macacos (Planet of the Apes). Tim Burton melhorou sua carreira em 1999 após lançar o filme A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça (Sleepy Hollow), sobre uma cidadezinha que sofre uma série de assassinatos. Sua carreira continuou em alta depois de Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas (Big Fish). Mais tarde, Burton voltaria a animação stop-motion com A Noiva Cadáver (Corpse Bride). Nessa época, o diretor regravou um clássico dos anos 70, A Fantástica Fábrica de Chocolate (Charlie and the Chocolate Factory), novamente com a participação do ator Johnny Depp.
Tim Burton é casado com a atriz Helena Bonham Carter e tem dois filhos com ela: Billy de 4 anos, e recentemente o casal teve uma menina, chamada Nell.
Apesar de, segundo sua mulher, Tim não gostar de musicais, ele dirigiu o filme, Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet, que foi bem recebido pela crítica, sendo indicado ao Oscar 2008 em algumas categorias, ganhando a categoria Direção de Arte, graças ao belíssimo trabalho do diretor. A paixão pela versão original do musical para teatro, segundo Helena Bonham Carter foi uma das coisas que os dois tinham em comum e que ajudou a uní-los. 


Os 10 melhores filmes de Tim


10. A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005). Charlie and the Chocolate Factory
Refilmagem de um clássico de 1971, esse filme traz um Willy Wonca mais perturbado por problemas familiares e mais sarcástico. O visual colorido ganhou um toque especial nas mãos de Tim Burton. Acredito que sou um dos poucos que considera esse bem melhor que o original, tanto no visual como no roteiro menos infantil, e principalmente nas músicas muito mais divertidas. Destaque para as referências a “2001 uma odisséia no espaço” e “psicose” após a cena do tele transporte.

09. O Estranho Mundo de Jack (1993)  The Nightmare Before Christmas,
Mais tarde promovido como Tim Burton's The Nightmare Before Christmas é um filme de animação norte-americano de 1993, dirigido por Henry Selick, produzido e co-escrito porTim Burton. Conta a história de Jack Skellington da "Cidade do Halloween" que abre um portal para a "Cidade do Natal". A "Cidade do Halloween" é um mundo de sonho repleto de cidadãos, tais como monstrosdeformados, fantasmas, duendes, vampiros, lobisomens e bruxas. Jack Skellington ("O Rei das Abóboras") é o centro das atenções da celebração anual do Dia das Bruxas, no entanto sente-se farto de repetir todos os anos a mesma rotina.

8  Batman - O Retorno (1992). Batman Returns
Após a boa aceitação de “Batman”, de 1989, Tim Burton fez seu segundo filme do homem morcego, desta vez com Pinguim e Mulher-Gato como vilões. Com um super elenco que contava com Michael Keaton, Cristopher Walken, Danny DeVito e Michelle Pfheifer, o filme tem uma boa trama, mostrando a corrupção em Gothan. Destaque para Michelle Pfheifer como mulher-gato. Jamais outra atriz fez ou fará uma atuação melhor como essa incrível vilã.

7  Os Fantasmas se Divertem (1988). Beetlejuice Beetlejuice
Primeiro grande filme de Tim Burton, conta com estrelas como Michel Keaton, Alec Baldwin, Geena Davis e Winona Ryder. Uma hilária história de fantasmas, onde sustos e risadas se alternam. Destaques para a atuação cômica de Michel Keaton como Beetlejuice e para a maquiagem (que rendeu ao filme um Oscar nessa categoria).

6  A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999). Sleepy Hollow
Um excêntrico investigador é mandado para o condado de Sleepy Hollow para desvendar uma série de estranhos assassinatos em que todas as vítimas são encontradas sem a cabeça. Terceira parceria entre Tim Burton e Johnny Depp, conta ainda com Christina Ricci e Christopher Walken no elenco. Um filme que alterna bem fantasia, terror e cenas engraças. Venceu o Oscar de melhor direção de arte.

5. As Grandes Aventuras de Pee-Wee (1985) Pee-wee's Big Adventure.

Foi o primeiro filme longa-metragem dirigido por Tim Burton. O excêntrico Pee-wee, uma criança dentro de um homem, embarca na maior aventura de sua vida pelos EUA, para achar sua amada bicicleta, que fora roubada em plena luz do dia.No caminho encontra com motoqueiros, um caminhão fantasma, cowboy, uma garçonete sonhadora e seu namorado invejoso e violento até descobrir que sua bicicleta estava no estúdio da Warner Brothers

4  Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007). Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street
Musical sombrio cheio de suspense, baseado em um premiado musical da Broadway. Mais uma vez o papel principal ficou com Johnny Depp. Sua excelente atuação como o barbeiro que volta a Londres para se vingar lhe rendeu uma indicação ao Oscar de melhor ator. Helena Bonham Carter também esteve excelente como Mrs. Lovett, dona de uma loja de tortas que usa carne humana (merecia também uma indicação ao Oscar). Como é comum nos filmes de Tim Burton o visual do filme é impecável, e venceu o Oscar de direção de arte.

3  Ed Wood (1994). Ed Wood         
Ed Wood dedicou sua vida ao cinema, fazendo o possível para levar as telas suas obras bem peculiares, sempre com pouco tempo e dinheiro para filmar. Nesse filme de Tim Burton a história desse excêntrico diretor, muito bem interpretado por Johnny Depp. O destaque do filme fica por conta de Martin Landau, interpretando o lendário ator Bela Lugosy em final de carreira (Landau venceu o Oscar por esse papel).

2  Edward Mãos de Tesoura (1990).  Edward Scissorhands
Clássico da sessão da tarde e consequentemente da infância de muita gente, Edward mãos te tesoura é um dos mais belos filmes de fantasia, mantendo o tradicional visual sombrio do filmes de Tim Burton. O amor impossível entre uma garota e uma estranha criatura que tem tesouras no lugar das mãos. Apesar do tom de fantasia, o filme traz uma questão muito importante, o preconceito com o que não parece “normal”. Excelente elenco com Johnny depp, Winona ryder, Dianne Wiest, Alan Arkin e a participação mais do que especial de Vincent Price, em seu último filme.

1.    Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas (2003). Big Fish
Um dos filmes mais injustiçados da história do Oscar (teve uma mísera indicação em trilha sonora), Peixe grande é certamente o auge da carreira de Tim Burton. O filme é ao mesmo tempo bonito, engraçado, e mostra a complexidade das relações familiares. Ed Bloom (interpretado por Ewan McGregor quando jovem, e por Albert Finney quando velho) é um grande contador de histórias. Mas seu filho Will (Billy Crudup) o considera um mentiroso. Nos divertimos nas histórias extraordinárias contadas por Ed Bloom, e nos emocionamos com a relação de pai e filho. Peixe grande é um dos melhores filmes desse século, e acredito que no futuro será considerado uma grande obra prima (eu já considero).











Nenhum comentário:

Postar um comentário