sábado, 4 de junho de 2011

A Maquina do capitalismo

Caracterização sumária do capitalismo de hoje

1.O domínio do capital financeiro
2. A separação do capital financeiro face à produção de bens ou serviços
3.Manipulação ideológica
4. Caos
5. Genocidio

A pirâmide do capitalismo

Na tradução, a partir do topo da pirâmide: 1- Lucro / 2- Nós governamos você / 3- Nós fazemos você de bobo/ 4- Nós matamos você / 5- Nós comemos por você / 6- Nós trabalhamos para todos e nós alimentamos todos. Eis a pirâmide do capitalismo: você concorda?




O capitalismo gera uma constante ansiedade pelo aumento de riqueza. Essa tara repercute-se nas pessoas em geral que, integrando a mesma ansiedade nas suas vidas, praticam o consumismo mais insano ou ridículo, para armazenarem bens, para garantir os novos modelos de qualquer coisa, pondo de lado, como trastes, um volume enorme de bens em perfeito estado de utilização, desperdiçados. 
O atual estado de coisas (nos EUA e na Nova Zelândia, no Chile e na Inglaterra, em Portugal e no Japão, na África do Sul, em Cuba e no Brasil -resumindo, no mundo inteiro) caracteriza-se por terem sido formalmente abolidas a escravidão e a servidão. Todos os homens são livres e iguais, enquanto vendedores e compradores de mercadorias. Conseqüentemente, aqueles que não têm mercadorias para vender (que outrora seriam escravos ou servos e que agora são os proletários, a quase totalidade da população) são forçados a escolher: a morte ou a venda do que ainda lhes pertence, os braços, as mãos, os pés, o sentimento, o raciocínio, os gestos... sua essência humana,
sua atividade vital, sua existência criativa, sua força-de-trabalho em troca de um salário. Desse modo, o ser humano é constrangido a aceitar a mais desigual das trocas: a da vida pela sobrevivência, sendo forçado pela necessidade a fazer de suas aptidões um objeto de consumo e vendê-las no mercado de trabalho.
O capitalismo é hegemônico há uns três séculos; há cem anos, o imperialismo emergiu e passou a conduzir a expansão planetária desse sistema; há dez anos, o neoliberalismo, carranca mais selvagem e agressiva do domínio do dinheiro, parecia imbatível. Esse desenvolvimento deixou um rastro de pilhagem dos povos, miséria crescente e desorganização da vida em quase todo o planeta. O domínio capitalista aprofundou as desigualdades e a miséria no mundo, sendo a causa e o fator do aumento da pobreza; hoje, em cada grupo de seis seres humanos, um passa fome (925 milhões, segundo a ONU) justamente porque a expansão da produção voltada para o mercado e para a remuneração do capital destruiu suas formas tradicionais de vida. Este é o papel histórico do capitalismo - superar formas rotineiras de produzir e aumentar a produtividade. Mas o passo seguinte só será possível com sua superação e o início de uma nova forma, superior, de organização da vida, da produção e da distribuição da riqueza.
Moving Forward, do diretor Peter Joseph, é um documentário em longa metragem que vai propor uma necessária saída do paradigma monetário sócio-econômico que rege a sociedade em todo o mundo.O pessoal do Zietgeist volta com questionamentos que destroem muitos mitos. Os desenganos humanos e as armadilhas criadas em função do lucro e do desejo de poder de alguns, levando a mente humana a se viciar em padrões danosos para ela e para o planeta.
O documentário junta-se aos movimentos que clamam por uma mudança nos paradigmas que regem a nossa sociedade, para um modelo baseado em recursos, sustentável. Esse filme, como os dois primeiros da série, são inteligentes e sedutores e também já está se mostrando como um dos filmes mais baixados da Internet.
(docverdade)







Pense - Descubra - Mude

Nenhum comentário:

Postar um comentário